Eu ♥ Este Filme #3

11 fevereiro C. Vieira 0 Comments

Olá, e voltamos com mais um Eu ♥ Este Filme!

E vamos ao filme sorteado! O escolhido foi...

Conta Comigo (1986)


Uau, eu morro de rir das escolhas deste Sorteador! Se não conhece a ferramenta é só clicar aqui para saber mais. Bem, falando sobre este filme, é difícil encontrar alguém que nunca o tenha assistido. É um "clássico da sessão da tarde" da televisão. com mais de uma geração crescendo na frente dela, sendo "educada" por ela, difícil encontrar quem não andou passou um tempinho na companhia de Gordie, Vern, Chris e Teddy. Só um adendo: os filmes desta época parecem repetir (e muito!) a fórmula dos quatro amigos aventureiros. Seja em Os Goonies, Deu a Louca nos Monstros, Os Garotos Perdidos (do qual me lembro pouco mas acho que eram 4 garotos também) e por aí vai. Parece que os roteiristas perceberam o filão em histórias assim e resolveram aproveitar (em time que está ganhando, ninguém mexe!). Mas o fato é que algumas histórias deram muito certo (enquanto outras eram apenas um plágio ruim das primeiras)Conta Comigo foi um destas.
O filme é o relato de um dos garotos sobre um verão de sua infância, na pequena cidade em que morava. Um dos melhores amigos de Gordie ouve falar sobre o garoto que havia desaparecido nas redondezas e os quatro decidem empreender uma busca por ele. E, para isso, eles conseguem se meter em muita situação insana (como a das sanguessugas!) que parece testar a união do pequeno grupo, mas a amizade e a promessa de encontrar o menino é mantida até o fim.
É um filme tocante, acima de tudo e, por isso, foge um pouco da linha de aventura apenas por diversão (ou piratas) dos outros filmes com garotos da época. Ele me lembra um pouco de outro chamado Caçadoras de Aventuras (mas com um grupo menor de aventureiras) por mostrar os contratempos que seus membros passam no dia a dia. O relato de Gordie passa também pelas dificuldades de Teddy (que mostra-se emocionalmente perturbado) e sofre nas mãos do pai, pelo jeito infantil e ansioso de Vern de lidar com as situações e pela obstinação e destemor de Chris querendo sempre fazer o certo sem medir as consequências para si próprio. É interessante porque eles são pré-adolescentes vivenciando estados emocionais que mulheres e homens adultos têm dificuldade de lidar. E, ao mesmo tempo, é incrível como eles prosseguem em sua empreitada apenas por se considerarem amigos, irmãos de alma naquele momento de suas vidas. Ou seja, a amizade que temos nesta idade pode ser das mais puras que poderíamos ter em vida.
Uns pontos interessantes sobre o filme é que, primeiramente, ele foi baseado em um conto do mestre do terror Stephen King (e falo disso aqui para que possam ler também sobre o assunto) chamado 'O Outono da Inocência' do livro Quatro Estações (que também é a origem do filme Um Sonho de Liberdade). Então dá para entender que foi uma grande ideia passar para a forma de película cinematográfica uma história do rei das adaptações para filmes (Carrie, O Iluminado, Christine: o Carro Assassino, Colheita Maldita, Chamas da Vingança, A Hora do Lobisomem, O Sobrevivente, Cemitério Maldito, It: A Obra Prima do Medo, A Metade Negra, Um Sonho de Liberdade, À Espera de Um Milagre, O Apanhador de Sonhos, A Névoa entre outros)E, claro, tem o Will Wheaton de Star Trek e The Big Bang Theory.
Então, Conta Comigo envolve uma história sobre decisão, determinação, coragem e emoção.  É sobre crianças, mas mostra o quanto a vida pode ser terrível (como quando procuramos por algo que apenas em parte pode ser salvo) e também bela pela companhia que temos ao enveredá-la.
Eu recomendo para quem, incrivelmente, talvez não tenha assistido e também como um revival para quem sente falta de histórias sem muito efeitos (especiais) ou invencionices. O filme se faz pelo talento dos atores combinado com a comovente história de aventura que os envolve, e nada mais. 


Abraço a quem quiser e até a próxima!

0 comentários: